Registo de Horário comprometido com o ambiente [MHP é certificada segundo a norma ISO 14001]
Na MHP superamos um novo processo de auditoria.
Desta vez incidiu sobre a gestão do sistema ambiental da actividade que a MHP tem vindo a desenvolver há mais de 25 anos e que está consubstanciada no Sistema Integral de Controlo Horário.
Finalmente, podemos mostrar a certificação obtida: ISO 14001.
✹ Ver certificación
A certificação ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental (SGA) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema que mede a gestão do impacto ambiental causado pela actividade das organizações.
Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Planear-Fazer-Verificar-Actuar) e especifica requisitos auditáveis para a certificação.
Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.
Os benefícios para a organização incluem:
➜ Formalização do compromisso ambiental.
➜ Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.
➜ Promoção de uma cultura de melhoria contínua.
Âmbito de aplicação da norma ISO 14001 da MHP
A MHP cumpre os requisitos da norma ISO 14001 para as actividades de:
Desenvolvimento e manutenção de plataforma tecnológica para o serviço de controlo horário através da identificação do utilizador através de terminal dedicado (impressão digital, cartão RFiD, cartão magnético, padrão biométrico), aplicação móvel, web-pin, etc.
Consultoria e implementação do Serviço de Gestão Integral de Horários.
Recolha, transmissão e processamento de dados de "tempo e presença".
Apoio aos utilizadores da plataforma do Portal Horário.
O caminho é longo e não termina com a norma ISO 14001.
É verdade que a actividade da MHP, que consiste em conceber, desenvolver e fabricar todos os elementos que compõem o Sistema Integral de Controlo Horário, implica um risco ambiental reduzido, uma vez que todo o seu desenvolvimento e execução se baseia no plano virtual.
É também verdade que estamos muito orgulhosos da forma como fabricamos os invólucros dos dispositivos de relógio, feitos com impressoras 3D num material biodegradável chamado PLA.
No entanto, vemos espaço para melhorias, intensificando ainda mais a redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
E já estamos a trabalhar nisto.
Redução do consumo de energia em electricidade e ar condicionado.
Criação de um sistema que nos permite reutilizar invólucros sem sucesso, convertendo-os de volta ao original para reimpressão.
Há um longo caminho a percorrer quando se trata de minimizar o impacto ambiental, ao mesmo tempo que a actividade das empresas está a evoluir.