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Reforçar as qualificações do trabalhador na empresa

13 ago 2020
Reforçar as qualificações do trabalhador na empresa

Cada pessoa é diferente quando se trata de realizar um trabalho e cada um de nós tem capacidades e aptidões que nos tornam únicos e diferentes em comparação com outros colegas, tanto de forma positiva como negativa.

Muitos de nós tivemos um colega que acha mais fácil resolver um conflito com um cliente, ou fazer cálculos matemáticos rapidamente, quer devido à sua formação, experiência, aptidões naturais ou know-how.

Descobrir onde somos únicos pode ser a chave para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos, e é aqui que o conceito de dar poder aos empregados faz verdadeiro sentido.


Intensificar o talento inato


Recomenda-se que o departamento de Recursos Humanos localize e aperfeiçoe estas aptidões e capacidades inatas da pessoa. Isto ajudará na adaptação às mudanças que são feitas ao longo do tempo. As competências profissionais dos trabalhadores farão a diferença entre um trabalho feito e um trabalho bem feito.


O trabalhador com competências profissionais desenvolvidas terá a vantagem de compreender e gerir qualquer tipo de situação e fornecerá soluções de muito alta qualidade para o avanço de qualquer realização.

Aumentar as Competências Profissionais


Saber comunicar de uma forma positiva


É a capacidade de dar a nossa opinião e de contribuir com novas ideias. É tão importante saber como transmitir a informação adequadamente, bem como fazer passar claramente a nossa mensagem.

Inspirar confiança


O apoio dos nossos colegas e superiores para alcançarmos o que queremos é essencial, sem o seu apoio não poderíamos realizar as nossas ideias, uma vez que é algo que nos motiva ainda mais para avançarmos. Esta característica é muito comum nos perfis de liderança.

Empatizar


Sentir empatia com as pessoas que nos rodeiam e saber como gerir os momentos que geram um ambiente mais rude. É muito importante respirar uma boa atmosfera no ambiente de trabalho, para que seja mais fácil para nós e suavize o caminho para o nosso objetivo.

Ser versátil


Aprender a adaptar-se em diferentes situações, a fim de ajudar a equipa a alcançar os objetivos.

Perfil de Analista


A análise das tarefas que cada trabalhador pode realizar, determinando as competências profissionais necessárias para cada uma delas. O trabalho de equipa, bem atribuído, irá ajudar-nos a alcançar melhores resultados.

Saber ouvir


A escuta ativa quando estamos com outros colegas, não só a pensar nas nossas ideias, mas também a ouvir o que os outros trazem a uma maior apreciação da nossa proposta.

Ser proativo


Organizar atividades de grupo, envolvendo-se nelas, e, claro, participando.

Reciclagem contínua


E como podemos esquecer a formação, que é fundamental para saber gerir as nossas tarefas profissionais com menos dificuldade, sendo tão importante para o trabalhador como para a empresa.

E para concluir, eu gostaria de recordar uma citação maravilhosa de um escritor, artista, editor e filósofo que disse:

“Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta homens normais. Nenhuma máquina pode fazer o trabalho de um homem extraordinário”

Elbert Hubbard


Post publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

ptRecursos HumanosGestão de Pessoas

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Reforçar as qualificações do trabalhador na empresa

Cada pessoa é diferente quando se trata de realizar um trabalho e cada um de nós tem capacidades e aptidões que nos tornam únicos e diferentes em comparação com outros colegas, tanto de forma positiva como negativa.

Muitos de nós tivemos um colega que acha mais fácil resolver um conflito com um cliente, ou fazer cálculos matemáticos rapidamente, quer devido à sua formação, experiência, aptidões naturais ou know-how.

Descobrir onde somos únicos pode ser a chave para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos, e é aqui que o conceito de dar poder aos empregados faz verdadeiro sentido.


Intensificar o talento inato


Recomenda-se que o departamento de Recursos Humanos localize e aperfeiçoe estas aptidões e capacidades inatas da pessoa. Isto ajudará na adaptação às mudanças que são feitas ao longo do tempo. As competências profissionais dos trabalhadores farão a diferença entre um trabalho feito e um trabalho bem feito.


O trabalhador com competências profissionais desenvolvidas terá a vantagem de compreender e gerir qualquer tipo de situação e fornecerá soluções de muito alta qualidade para o avanço de qualquer realização.

Aumentar as Competências Profissionais


Saber comunicar de uma forma positiva


É a capacidade de dar a nossa opinião e de contribuir com novas ideias. É tão importante saber como transmitir a informação adequadamente, bem como fazer passar claramente a nossa mensagem.

Inspirar confiança


O apoio dos nossos colegas e superiores para alcançarmos o que queremos é essencial, sem o seu apoio não poderíamos realizar as nossas ideias, uma vez que é algo que nos motiva ainda mais para avançarmos. Esta característica é muito comum nos perfis de liderança.

Empatizar


Sentir empatia com as pessoas que nos rodeiam e saber como gerir os momentos que geram um ambiente mais rude. É muito importante respirar uma boa atmosfera no ambiente de trabalho, para que seja mais fácil para nós e suavize o caminho para o nosso objetivo.

Ser versátil


Aprender a adaptar-se em diferentes situações, a fim de ajudar a equipa a alcançar os objetivos.

Perfil de Analista


A análise das tarefas que cada trabalhador pode realizar, determinando as competências profissionais necessárias para cada uma delas. O trabalho de equipa, bem atribuído, irá ajudar-nos a alcançar melhores resultados.

Saber ouvir


A escuta ativa quando estamos com outros colegas, não só a pensar nas nossas ideias, mas também a ouvir o que os outros trazem a uma maior apreciação da nossa proposta.

Ser proativo


Organizar atividades de grupo, envolvendo-se nelas, e, claro, participando.

Reciclagem contínua


E como podemos esquecer a formação, que é fundamental para saber gerir as nossas tarefas profissionais com menos dificuldade, sendo tão importante para o trabalhador como para a empresa.

E para concluir, eu gostaria de recordar uma citação maravilhosa de um escritor, artista, editor e filósofo que disse:

“Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta homens normais. Nenhuma máquina pode fazer o trabalho de um homem extraordinário”

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


Ver certificación

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