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Os 5 posts mais lidos neste semestre!

07 ago 2020
Os 5 posts mais lidos neste semestre!

Como sempre fazemos a cada certo tempo, analisámos qual foi o tema que despertou mais interesse entre os nossos leitores do blog neste primeiro semestre do ano.

Consideramos este tipo de análise muito é importante, visto que ajuda-nos a conhecer o que é realmente interessante e a continuar a oferecer conteúdos do mesmo estilo.

A julgar pelo o que verá daqui em diante, a temática mais consultada foi sobre o trabalho. Imagino que as circunstâncias atuais influenciaram muito neste resultado, não somente pela incerteza, mas também pelas dúvidas surgidas com respeito à nova normalidade e o teletrabalho, assuntos que estão na ordem do dia.

A seguir, o Top 5:


1. Quais são as regras estipuladas para o teletrabalho?


Blog-MHP-Teletrabalho_5

No âmbito da crise causada pela COVID-19, o teletrabalho foi o regime laboral que, por força das circunstâncias, tornou-se a solução para muitas empresas que deram continuidade às suas atividades. Por ser uma prática inabitual, surgiu a preocupação tanto dos empregadores, como dos colaboradores, no que diz respeito ao cumprimento das leis vigentes, questões que foram esclarecidas neste artigo.


2. Já que o Coronavírus está a forçar o teletrabalho, como registamos o horário?


mhp_blog_m-todos-de-picagem_portada

Na mesma linha do post anterior, a informação contida neste post, foi a chave do enigma de como realizar o registo da assiduidades dos teletrabalhadores.

Como todos sabemos, as organizações estão obrigadas a manter o registo dos tempos de trabalho de todos os trabalhadores, inclusive dos que estão isentos de horários e também dos que trabalham no exterior da empresa, independentemente do regime de trabalho, a fim de controlar a assiduidade.

Portanto, ficou claro que o Serviço Integral de Gestão de Horários da MHP tem a solução para todas as questões levantadas, já que oferece diferentes métodos de picagem de ponto para serem efetuadoos de forma presencial e/ou remota e uma Aplicação de Gestão que permite aos responsáveis (RH, gestores, chefias...)a consulta desses registos e a gerir férias, liceças, faltas e ausências e, por outro lado, permite aos colaboradores a efetuar e consultar suas picagens e a fazer pedidos de férias e a justificar suas faltas on-line.

3. As 10 diferenças entre a formação à distância e o e-learning


mhp_blog_10-diferen-as-a-distancia-e-o-elearning

Neste post, nossa antiga colega explicou detalhadamente todas as diferenças encontradas entre estudar à distância ou através de plataformas de e-learning.

A MHP tambeḿ tem uma plataforma de formação on-line, a Entrena e além de colocar cursos sobre o seu funcionamento do Serviço Integral à disposição dos seus utilizadores, através dela também apostando na formação acessível e de qualidade.


4. Contrato de Trabalho a Tempo Parcial: tudo o que precisa saber


mhp_blog_contrato-tempo-parcial_portada

Neste post, explicou-se em que consiste o contrato de trabalho a tempo parcial(também conhecido como part-time) e suas características.


5. Trabalhar em horas extraordinárias?


mhp_blog_horas-extraordinarias

Elena Sánchez Liria, Responsável pela área de Recursos Humanos da MHP, explicou tudo sobre horas extras, assunto de alta importância, porém desconhecido por muitos.


Como eu disse no princípio deste post, para algumas pessoas, o trabalho é motivo de preocupação e infelizmente, o número de quem se identifica com esta realidade é crescente, principalmente agora, que não sabemos o que nos espera quando a crise sanitária terminar...

Enfim, continuaremos a investigar e a desenvolver mais ideias para escrever aqui e já com expectativas de saber qual será o tema mais lido no próximo semestre.

Até breve!

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A julgar pelo o que verá daqui em diante, a temática mais consultada foi sobre o trabalho. Imagino que as circunstâncias atuais influenciaram muito neste resultado, não somente pela incerteza, mas também pelas dúvidas surgidas com respeito à nova normalidade e o teletrabalho, assuntos que estão na ordem do dia.

A seguir, o Top 5:


1. Quais são as regras estipuladas para o teletrabalho?


Blog-MHP-Teletrabalho_5

No âmbito da crise causada pela COVID-19, o teletrabalho foi o regime laboral que, por força das circunstâncias, tornou-se a solução para muitas empresas que deram continuidade às suas atividades. Por ser uma prática inabitual, surgiu a preocupação tanto dos empregadores, como dos colaboradores, no que diz respeito ao cumprimento das leis vigentes, questões que foram esclarecidas neste artigo.


2. Já que o Coronavírus está a forçar o teletrabalho, como registamos o horário?


mhp_blog_m-todos-de-picagem_portada

Na mesma linha do post anterior, a informação contida neste post, foi a chave do enigma de como realizar o registo da assiduidades dos teletrabalhadores.

Como todos sabemos, as organizações estão obrigadas a manter o registo dos tempos de trabalho de todos os trabalhadores, inclusive dos que estão isentos de horários e também dos que trabalham no exterior da empresa, independentemente do regime de trabalho, a fim de controlar a assiduidade.

Portanto, ficou claro que o Serviço Integral de Gestão de Horários da MHP tem a solução para todas as questões levantadas, já que oferece diferentes métodos de picagem de ponto para serem efetuadoos de forma presencial e/ou remota e uma Aplicação de Gestão que permite aos responsáveis (RH, gestores, chefias...)a consulta desses registos e a gerir férias, liceças, faltas e ausências e, por outro lado, permite aos colaboradores a efetuar e consultar suas picagens e a fazer pedidos de férias e a justificar suas faltas on-line.

3. As 10 diferenças entre a formação à distância e o e-learning


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Neste post, nossa antiga colega explicou detalhadamente todas as diferenças encontradas entre estudar à distância ou através de plataformas de e-learning.

A MHP tambeḿ tem uma plataforma de formação on-line, a Entrena e além de colocar cursos sobre o seu funcionamento do Serviço Integral à disposição dos seus utilizadores, através dela também apostando na formação acessível e de qualidade.


4. Contrato de Trabalho a Tempo Parcial: tudo o que precisa saber


mhp_blog_contrato-tempo-parcial_portada

Neste post, explicou-se em que consiste o contrato de trabalho a tempo parcial(também conhecido como part-time) e suas características.


5. Trabalhar em horas extraordinárias?


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Elena Sánchez Liria, Responsável pela área de Recursos Humanos da MHP, explicou tudo sobre horas extras, assunto de alta importância, porém desconhecido por muitos.


Como eu disse no princípio deste post, para algumas pessoas, o trabalho é motivo de preocupação e infelizmente, o número de quem se identifica com esta realidade é crescente, principalmente agora, que não sabemos o que nos espera quando a crise sanitária terminar...

Enfim, continuaremos a investigar e a desenvolver mais ideias para escrever aqui e já com expectativas de saber qual será o tema mais lido no próximo semestre.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


Ver certificación

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