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O que considerar ao escolher um sistema de registo horário

04 mai 2022
O que considerar ao escolher um sistema de registo horário

Como diz o refrão: o barato sai caro.

Para algo muito completo e de alta qualidade, normalmente é esperado um preço alto. Mas esta premissa nem sempre é verdadeira porque, como se costuma dizer na Galiza: depende.

Algo semelhante acontece com os sistemas de controlo das horas de trabalho dos funcionários.

Desde que a obrigação de picagem foi aprovada em 2019, surgiu um sem-fim de empresas dedicadas ao controlo de presença e assistência.

Mas para além da oferta infinita que nos é apresentada apenas com uma pesquisa na Internet, como empresa é crucial saber muito bem o que deve ser incluído no sistema de registo horário escolhido, tendo em conta as características da empresa.

Prevemos que a seleção apenas com base num preço baixo levará, mais cedo ou mais tarde, a problemas.


6 pontos a considerar antes de escolher um sistema de registo horário da jornada do pessoal


1. O que é que o regulamento de registo horário exige exatamente que a empresa cumpra?


O decreto expressa as horas de entrada e saída, mas no meio disso sabemos que há pausas para almoçar ou ausências para consultas médicas, férias, licenças médicas ou autorizações especiais.

O sistema escolhido deve refletir estes e outros casos específicos da sua empresa ou contrato.


2. Quais sistemas de picagem preciso para que os empregados possam registar as suas horas da jornada em todas as modalidades de trabalho?


Um vendedor que está sempre na rua, um empregado administrativo que optou por um trabalho 100% presencial e um empregado de TI que combina teletrabalho e trabalho presencial em dias alternados da semana, irão registar usando o mesmo método? Móvel, web, impressão digital, facial…

Verifique os métodos de registo disponíveis no Sistema Integral de Horário da MHP.


3. Poderei gerar relatórios?


Se toda a implementação para o registro da equipa não se materializar em relatórios úteis, não apenas para cumprir as normas ou antes de uma inspeção, mas também para a tomada de decisões com base em dados confiáveis e objetivos, estamos implementando na metade.

Veja alguns dos relatórios que pode gerar a partir da Aplicação de Gestão, incluída no sistema da MHP.


4. Se algo se avariar ou se tivermos dúvidas sobre o seu funcionamento, presta apoio?


Tudo está bem até chegar a altura de o utilizarmos e não sabemos como fazê-lo funcionar, pensamos que não está a correr bem, que não reflecte o que esperávamos ou que algo se parte.

O sistema da MHP inclui Apoio ao Utilizador, Apoio Técnico e Formação, para tirar o máximo partido do mesmo.


5. Juntamente com o controlo horário, tenho de tomar medidas adicionais em termos de proteção de dados pessoais?


Proteção de dados e segurança da informação, duas grandes questões esquecidas que devem andar de mãos dadas com o controlo horário. Os registos devem ser mantidos durante 4 anos.

Não é apenas necessário tomar medidas de proteção de dados, seguindo as indicações do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e da LOPDGDD (Lei Orgânica de Proteção de Dados e Garantia dos Direitos Digitais); devem também ser tomadas medidas de segurança da informação.

A MHP fornece ao cliente aconselhamento jurídico, especializado na proteção de dados sobre o controlo horário.


6. Contratar um sistema ou comprar?


Um sistema deve frequentemente incluir pelo menos os pontos acima referidos.

A compra, por outro lado, é um evento pontual, e no caso de manutenção, formação ou apoio subsequente, pode esconder um custo adicional para cada necessidade comunicada pela empresa cliente.


25 anos a inovar no registo horário


Através do Sistema de Gestão Integral de Horários da MHP, centenas de empresas clientes de todos os setores e atividades registram os horários do seu pessoal e gerem férias, autorizações e ausências, sem papel.


Sabemos que não é fácil escolher a melhor opção de controlo horário para a nossa empresa, por isso na MHP escrevemos o e-book:

6 pontos a ter em conta antes de escolher um sistema de registo horário da jornada do pessoal, que pode descarregar.


6-pontos-a-ter-em-conta-antes-de-escolher-um-sistema-de-registo-hor-rio

ptControlo de AssiduidadeGestão de PessoasRecursos Humanos

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O que considerar ao escolher um sistema de registo horário

Como diz o refrão: o barato sai caro.

Para algo muito completo e de alta qualidade, normalmente é esperado um preço alto. Mas esta premissa nem sempre é verdadeira porque, como se costuma dizer na Galiza: depende.

Algo semelhante acontece com os sistemas de controlo das horas de trabalho dos funcionários.

Desde que a obrigação de picagem foi aprovada em 2019, surgiu um sem-fim de empresas dedicadas ao controlo de presença e assistência.

Mas para além da oferta infinita que nos é apresentada apenas com uma pesquisa na Internet, como empresa é crucial saber muito bem o que deve ser incluído no sistema de registo horário escolhido, tendo em conta as características da empresa.

Prevemos que a seleção apenas com base num preço baixo levará, mais cedo ou mais tarde, a problemas.


6 pontos a considerar antes de escolher um sistema de registo horário da jornada do pessoal


1. O que é que o regulamento de registo horário exige exatamente que a empresa cumpra?


O decreto expressa as horas de entrada e saída, mas no meio disso sabemos que há pausas para almoçar ou ausências para consultas médicas, férias, licenças médicas ou autorizações especiais.

O sistema escolhido deve refletir estes e outros casos específicos da sua empresa ou contrato.


2. Quais sistemas de picagem preciso para que os empregados possam registar as suas horas da jornada em todas as modalidades de trabalho?


Um vendedor que está sempre na rua, um empregado administrativo que optou por um trabalho 100% presencial e um empregado de TI que combina teletrabalho e trabalho presencial em dias alternados da semana, irão registar usando o mesmo método? Móvel, web, impressão digital, facial…

Verifique os métodos de registo disponíveis no Sistema Integral de Horário da MHP.


3. Poderei gerar relatórios?


Se toda a implementação para o registro da equipa não se materializar em relatórios úteis, não apenas para cumprir as normas ou antes de uma inspeção, mas também para a tomada de decisões com base em dados confiáveis e objetivos, estamos implementando na metade.

Veja alguns dos relatórios que pode gerar a partir da Aplicação de Gestão, incluída no sistema da MHP.


4. Se algo se avariar ou se tivermos dúvidas sobre o seu funcionamento, presta apoio?


Tudo está bem até chegar a altura de o utilizarmos e não sabemos como fazê-lo funcionar, pensamos que não está a correr bem, que não reflecte o que esperávamos ou que algo se parte.

O sistema da MHP inclui Apoio ao Utilizador, Apoio Técnico e Formação, para tirar o máximo partido do mesmo.


5. Juntamente com o controlo horário, tenho de tomar medidas adicionais em termos de proteção de dados pessoais?


Proteção de dados e segurança da informação, duas grandes questões esquecidas que devem andar de mãos dadas com o controlo horário. Os registos devem ser mantidos durante 4 anos.

Não é apenas necessário tomar medidas de proteção de dados, seguindo as indicações do RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e da LOPDGDD (Lei Orgânica de Proteção de Dados e Garantia dos Direitos Digitais); devem também ser tomadas medidas de segurança da informação.

A MHP fornece ao cliente aconselhamento jurídico, especializado na proteção de dados sobre o controlo horário.


6. Contratar um sistema ou comprar?


Um sistema deve frequentemente incluir pelo menos os pontos acima referidos.

A compra, por outro lado, é um evento pontual, e no caso de manutenção, formação ou apoio subsequente, pode esconder um custo adicional para cada necessidade comunicada pela empresa cliente.


25 anos a inovar no registo horário


Através do Sistema de Gestão Integral de Horários da MHP, centenas de empresas clientes de todos os setores e atividades registram os horários do seu pessoal e gerem férias, autorizações e ausências, sem papel.


Sabemos que não é fácil escolher a melhor opção de controlo horário para a nossa empresa, por isso na MHP escrevemos o e-book:

6 pontos a ter em conta antes de escolher um sistema de registo horário da jornada do pessoal, que pode descarregar.


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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


Ver certificación

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